5 Investimentos isentos de Imposto de Renda para ficar de olho

por | 24 out 2023 | DARFmensal, IR anual

Não quer pagar Imposto de Renda? Conheça 5 investimentos isentos desse tributo.

O impacto do Imposto de Renda sobre os investimentos pode desencorajar muitos brasileiros a investir, afinal, além de reduzir os ganhos, o tempo dispendido e as incertezas sobre o procedimento de recolhimento do imposto podem deixar os investidores muito inseguros.

Existem algumas opções de investimento que são isentas de Impostos de Renda e que podem ser benéficas para os investidores. Mas é importante ter em mente que ser isento de IR não necessariamente torna este investimento a melhor opção. Neste artigo, exploraremos cinco desses investimentos isentos de Imposto de Renda.

Vale lembrar que, mesmo sendo isento de pagamento de imposto, estes investimentos não são isentos de declaração. Isso significa que devem constar da sua Declaração Anual de Imposto de Renda, mesmo que não seja devido nenhum valor, sob pena de cair na malha fina. Para declarar seu IRPF com 100% de precisão e não correr esse risco, cadastre-se no Velotax.

As LCIs, também conhecidas como Letras de Câmbio Imobiliário são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras para financiar o setor imobiliário. Esses investimentos oferecem isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas, o que torna essas opções particularmente atrativas para quem procura diversificação e segurança em seus investimentos. Além disso, as LCIs também são garantidas pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) em até R$ 250.000 por CPF e por emissor.

LCA

Muito similares às LCIs, as LCAs são conhecidas como Letra de Crédito do Agronegócio. Também tratam-se de títulos de renda fixa de instituições financeiras, contudo, são emitidos para financiar o setor do agronegócio.

Poupança

A poupança é uma opção de investimento popular entre os brasileiros, em grande parte devido à sua liquidez, segurança e isenção de Imposto de Renda. No entanto, a rentabilidade da poupança pode ser afetada pela taxa básica de juros (Selic), o que pode resultar em retornos relativamente baixos em comparação com outros investimentos de renda fixa. Esse é um ótimo exemplo de como nem sempre investimentos isentos de Imposto de Renda serão a melhor opção.

Debêntures Incentivadas

As debêntures incentivadas são títulos de dívida emitidos por empresas para financiar projetos de infraestrutura. Ao investir em debêntures incentivadas, os investidores não apenas contribuem para o desenvolvimento de projetos essenciais para o país, mas também desfrutam de retornos atrativos sem serem impactados por tributações sobre os rendimentos.

Dividendos de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs)

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) oferecem uma forma acessível de investir no mercado imobiliário sem adquirir propriedades diretamente. Os dividendos distribuídos por FIIs são isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas, desde que certas condições sejam atendidas. Mas é importante se atentar: a venda das cotas dos FIIs não são isentas de Imposto de Renda e sobre elas incidirá a alíquota de 20%.

isentos de imposto

Investimentos isentos valem a pena?

Os investimentos isentos de Imposto de Renda podem ser opções atraentes para investidores que buscam maximizar seus rendimentos e preservar seu capital. Ao considerar essas opções, os investidores devem avaliar cuidadosamente seus objetivos financeiros, tolerância ao risco e horizonte de investimento.

Vale lembrar ainda que, apesar de isentos de pagamento de imposto, esses investimentos devem sim ser declarados no seu Imposto de Renda Anual. Para declarar seu IRPF com 100% de precisão e não correr o risco de cair na malha fina, cadastre-se no Velotax.

Conheça a plataforma Velotax e fique em dia com a Receita Federal

Ficar em dia com a Receita Federal é ainda mais fácil com as ferramentas do Velotax!

A plataforma garante 100% de precisão para que você possa investir com mais segurança.;

Um serviço 5 estrelas para você ficar tranquilo e cumprir todas as obrigações com a Receita Federal.

São mais de 450 mil usuários satisfeitos.

Clique aqui e conheça agora também o canal do Velotax no YouTube.

Simplifique os seus impostos com Velotax

Artigos relacionados

Day trade em 5 regras

Day trade em 5 regras

Muitos investidores utilizam o day trade como uma estratégia para obter uma grande rentabilidade. Contudo, alguns investidores acabam operando day trade sem...

%d