Afinal o que é o IPO do Nubank?

Olá Velotaxers, tudo bem? Nesses últimos dias você deve ter ouvido falar sobre o IPO do Nubank.

Sim, o Nubank irá entrar na Bolsa de Valores. Mas você sabe certinho como se dará isso, o que é esse IPO, como ele irá funcionar? Aliás, você sabe o que é um IPO ou BDR?

Bem, não se preocupe. O artigo de hoje vai te ajudar a entender o que é a entrada do Nubank na Bolsa de Valores, como isso será feito, quando e te explicar ainda o que é um BDR.

Então, sem mais demora, vamos lá!

ipo

Afinal o que é IPO?

IPO é a sigla em inglês para Initial Public Offering. Traduzido para o português, significa Oferta Pública Inicial.

Essa oferta pública inicial representa a primeira vez que uma empresa receberá novos sócios através de uma oferta de ações ao mercado.

Com isso, ela se torna uma companhia de capital aberto com papéis negociados no pregão da Bolsa de Valores.

A oferta pública pode ser dividida entre dois tipos:

– Oferta Pública Primária: ocorre quando a empresa decide abrir seu capital e emite novas ações para colocá-las à venda no mercado. Neste caso, a companhia é a vendedora das ações e o objetivo é arrecadar recursos para a companhia (aqui é o caso do Nubank).

– Oferta Pública Secundária: ocorre quando as ações são vendidas pelos próprios cotistas ou acionistas da companhia, nesse caso, ela já está na Bolsa de Valores e já é uma companhia de capital aberto. Entretanto, o dinheiro obtido com a venda vai para o acionista vendedor e não para a empresa, diferente da oferta pública primária.

A estreia na Bolsa de Valores, ou o dia como é chamado o dia D, será onde efetivamente as ações são negociadas no pregão.

O desempenho dos papéis no primeiro dia é importante para indicar como o mercado reagiu a oferta da empresa.

Vamos agora para o próximo item: BDR

O que são BDRs?

Nós já falamos bastante sobre BDRs no artigo aqui, mas vamos explicar mais um pouco.

BDRs são conhecidos por serem uma das alternativas para o investidor brasileiro acessar ações de empresas estrangeiras por meio da bolsa brasileira, os BDRs, sigla para Brazilian Depositary Receipts.

Os BDRs são certificados que representam ações emitidas por empresas em outros países, mas que são negociados no cenário nacional, em reais.

Essas companhias podem ser estrangeiras ou mesmo brasileiras, que resolveram abrir seu capital fora do Brasil.

Você não investe diretamente nas ações da companhia no exterior, porém, passa a ter títulos que correspondem a esses papéis.

Seu retorno é obtido pela variação de preço das ações e também pela variação da moeda (nesse tipo de investimento não existe a proteção cambial).

Uma ação de uma empresa no exterior, pode corresponder a um ou mais BDRS no Brasil.

Para ter acesso a alguns papéis, basta comprar um único BDR. Existem empresas que exigem números mínimos desses papéis, para que isso seja correspondente a uma ação no exterior.

A empresa alvo do BDR não precisa autorizar a criação de um programa para a negociação do produto no Brasil.

A instituição depositária, precisa garantir que os BDRs emitidos em território nacional, estejam realmente lastreados nos valores mobiliários emitidos no mercado externo.

Cabe ainda a instituição depositária, divulgar informações sobre a empresa, tais como balanços e fatos relevantes.

Desde o início, os BDRs só abrangiam recibos de ações estrangeiras, porém alterações nas regras, realizadas pela CVM permitiram que empresas brasileiras pudessem lançar BDRs.

A CVM passou a permitir o lançamento de BDRs, com lastro em título de dívidas, inclusive emitidos por companhias abertas brasileiras.

Podem ser também lastreados em cotas de fundos de índices, os ETFs, negociados no exterior.

E o Nubank?

De acordo com as informações do Nubank, esse está abrindo parte do seu capital para que novos investidores se tornem acionistas visando também a viabilização de projetos.

Entre as diversas instituições do IPO estão:

– Nu Holdings Ltd: empresa líder/administradora

– Nu Invest: corretora responsável pela distribuição dos produtos do Nubank negociados na Bolsa de Valores

– NYSE: sigla para New York Stock Exchange, é a Bolsa de Valores de Nova York, onde a Nu Holdings vai abrir seu capital.

– B3: é a Bolsa de Valores brasileira, onde o Nubank também abrirá capital – esse é um processo chamado de dupla listagem. Isso significa que será possível investir no Nubank na B3, onde serão negociados os BDRs (que representam uma fração da ação negociada nos Estados Unidos).

O IPO do Nubank possui algumas condições, entre elas a de ser um cliente ativo, ter uma conta Nubank não bloqueada para transações, não estar inadimplente e ter realizado alguma operação na conta 30 dias antes da adesão ao programa.

Os BDRs irão representar 1/6 de uma ação ordinária classe A da Nu Holdings e as pessoas que aceitarem poderão decidir o que fazer com eles após 12 meses somente.

O IPO do Nubank está previsto para acontecer no início de dezembro de 2021, onde oficialmente a fintech está na Bolsa de Valores. Antes dessa data, existe um período de reserva do IPO, que teve início em 09/11 e possui um limite máximo disponível.

Todas as informações relacionadas ao tópico “E o Nubank?”, foram extraídas do site do Nubank.

Nós do Velotax recomendamos que você estude o prospecto da oferta para decidir se vale a pena ou não investir nesse segmento.

Como sempre frisamos por aqui: o estudo é sempre muito importante antes de tomar qualquer decisão sobre investimentos.

E qual a relação do Velotax com tudo isso?

Facilitar sua vida, investidor.

Como estamos falando em BDRs, é bom lembrar que esses não possuem a isenção dos R$ 20.000,00. Então o imposto é de 15% sobre o ganho obtido nas negociações.

Para pagar esse imposto, será necessário gerar uma DARF e nesse ponto nós vamos te ajudar!

Para facilitar o cálculo e a declaração do seu IR, acesse a plataforma do Velotax gratuitamente.
Se você já fez seu cadastro, clique aqui.
Se ainda não fez seu cadastro, clique aqui e descomplique seus impostos já!

 

O Velotax é seguro?

Milhares de pessoas já emitem sua DARF pelo Velotax.

O Velotax é a plataforma mais conhecida do mercado para quem precisa emitir suas DARFs e pagar IR em investimentos.

São centenas de reviews positivos sobre o Velotax. Acesse o Trustpilot do Velotax e veja por si mesmo.

Além de ser a melhor plataforma para declarar IR sobre seus investimentos, o Velotax é completamente gratuito.

Você não paga nada e pode ainda usar um serviço de primeiríssima classe. 

Tá esperando o que? #joganovelotax

nubank