Como pagar Darf em atraso de forma simples e pela internet!

pagar darf em atraso pela internet

Você começa a juntar toda documentação para fazer a declaração do Imposto de Renda e se dá conta que esqueceu de pagar os Darfs de todo o ano.

Começa a se preocupar, já que se tornou investidor recente de ações e a apresentação da quitação dessas guias é uma obrigação junto à Receita Federal.

Mas não há motivos para pânico.

É possível, e simples, regularizar Darf em atraso sem sair de casa e pela internet.

E vamos mostrar como.

Antes de apresentar como pagar Darf em atraso, precisamos saber o que é Darf.

Sigla de Documento de Arrecadação de Receitas Federais, o Darf é utilizado pela Receita para recolher Imposto de Renda do contribuinte.

Esse documento é emitido para operações financeiras e um termo muito comum para investidores de ações na Bolsa.

O Darf serve para atestar a regularidade da transação e é obrigatória.

Deixar de pagar Darf é um erro comum para quem inicia na jornada dos investimentos.

Com o passar dos anos, corretoras e até mesmo a B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, simplificaram os processos para atrair novos investidores.

A difusão da informação e o volume de canais com dicas para investimentos na Bolsa permitiram que muita gente visse nesse caminho uma trilha para aumentar seus rendimentos.

E muitas vezes o novo investidor é absorvido pelas informações sobre a cartela de ações que se esquece de um passo simples, que é regularizar a Darf.

Mensalmente é preciso emitir a guia de Darf com relação às operações financeiras que você mantém.

Para pagar esse imposto, o caminho é muito simples e o Velotax dispõe de ferramentas que auxiliam ainda mais nesse procedimento.

No fim desse texto, deixamos um passo a passo sobre como pagar o Darf.

Mas você abriu esse texto para saber como regularizar situações pendentes. Então vamos às dicas!

Ao longo dos anos, a Receita Federal e o Ministério da Economia buscaram aperfeiçoar o sistema de declaração do Imposto de Renda.

Os canais digitais se popularizaram, as ferramentas estão mais simples, fatos que ajudam o contribuinte a regularizar sua situação junto ao Leão e também são peças importantes para o próprio governo mapear os documentos, com objetivo de descobrir eventuais fraudes.

Para pagar o Darf em atraso, o sistema também é bem simplificado. E o melhor de tudo: pode ser feito em casa, pela internet.

Parece um processo complicado, mas não é bem assim.

Você pode ficar bem tranquilo porque o Velotax vai explicar como funciona o recolhimento dos tributos, o como pagar Darf e como fazer a declaração do Imposto de Renda.

Mais do que isso, vamos apresentar a plataforma do Velotax, que simplifica e te ensina de um jeito fácil e descomplicado sobre como declarar o seu Imposto de Renda.

Clique aqui e conheça nossa plataforma.

Aproveite e veja muitas outras dicas sobre o Imposto de Renda no nosso blog.

Aprenda como a plataforma do Velotax a pagar Darf

Como pagar Darf em atraso?

A essa altura você já sabe que é essencial estar com o Darf regularizada mês a mês.

Deixar para regularizar essa situação somente quando for declarar suas ações no Imposto de Renda é um erro comum aos que começaram a apostar na modalidade financeira.

Isso porque para acertar as guias em atraso a Receita cobra juros e multas, que ajudam a corroer os ganhos que você teve ao longo do ano com sua cartela de investimentos.

Emitir um Darf é simples.

E ainda mais simples com as ferramentas do Velotax para pagar Darf.

Com as nossas ferramentas, você calcula gratuitamente o valor do imposto e emite a guia do Darf automaticamente para o pagamento.

Facilidade para você estar em dia com a Receita Federal e focar no que importa: encontrar as melhores oportunidades na Bolsa.

O primeiro passo é se cadastrar no site do Velotax.

A plataforma é 100% segura e pede apenas dados necessários para que o documento seja gerado.

É importante que os dados sejam corretos para evitar discrepâncias entre as informações cadastradas e as que estão na base da Receita Federal.

A plataforma solicita o nome completo, CPF e data de nascimento para que o documento emitido tenha os mesmos dados que a Receita dispõe.

A segunda etapa envolve o cálculo do imposto devido por meio das operações na Bolsa.

Nessa fase, você precisará se registrar no CEI (Canal Eletrônico do Investidor).

Caso você ainda não tenha uma conta no CEI, faça o seu registro clicando aqui – recentemente a B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, modificou seu sistema, mas o registro é simplificado.

Há uma sincronia dos sistemas para que o Velotax possa mapear automaticamente os investimentos e consiga calcular os tributos devidos.

A terceira fase é a de emissão da Darf.

Após o Velotax identificar as operações no sistema da Bolsa, apresentará a cartela de ações que você tem, seus rendimentos e já calcula o imposto sobre todas elas.

Inclusive, o sistema do Velotax faz cálculos retroativos e sem custo – e já há cálculo de juros e multas. Ou seja: simples e descomplicado.

Antes de emitir o Darf,  você deve checar com calma se todos os dados apresentados correspondem com sua carteira de ações e se os números são os apurados naquele mês.

Se você aposta em commodities, ouro, mini-contratos como mini-índices ou mini-dólar, precisará recorrer à sua corretora, pois o próprio sistema da B3 é restrito com relação a essas modalidades – outra funcionalidade também inclusa na plataforma Velotax, já que há a integração com o Novo Portal da B3.

Depois de conferir todos os dados, clique no botão ‘Salvar e Emitir Darf’.

A guia da Darf estará à disposição para o pagamento imediatamente.

E você pode quitá-la mesmo sem a necessidade do código de barras, já que diversos bancos contam com a facilidade para pagar Darf.

Geralmente no próprio internet banking da sua instituição há caminhos para quitar a guia de forma simples.

pagar darf em atraso pela internet
Separe toda a documentação e fica mais fácil pagar Darf em atraso

Pagar Darf pelo programa da Receita Federal

Um dos modos mais fáceis é utilizar o próprio programa de declaração do IR da Receita Federal.

Ou seja, você consegue acertar as contas pela internet, de um jeito rápido e fácil.

Ao abrir o programa em seu computador, vá à aba ‘Transmitidas’.

Escolha seus dados ou a documentação de quem precisa regularizar a situação e clique em emitir novo para pagar Darf.

Quando esse procedimento é adotado, o próprio sistema da Receita Federal calcula os juros e multa de Darf em atraso.

É importante lembrar que não é possível pagar as guias em atraso sem esse recálculo, como costumamos fazer com boletos comuns.

Para acertar as contas e pagar Darf, é necessário gerar nova guia.

Pelo sistema e-CAC

Outra forma simples, rápida e sem dor de cabeça de pagar Darf em atraso é pelo portal e-CAC, que é o Centro Virtual de Atendimento ao contribuinte, mantido pela Receita Federal.

Dentro desse portal é possível realizar diversos procedimentos com relação ao Fisco – e atualizar guias de pagar Darf é um deles.

Para adotar esse caminho, você precisa fazer um cadastro no site. Com login e senha, insira o número do recibo de entrega da declaração. Vá à aba ‘Serviços e Pagamentos’.

Depois, em ‘Consultar Débitos’. Na sequência, ‘Emitir Darf’ e ‘Alterar Cotas’.

Aparecerá na tela um ícone de ‘Impressão’. É só clicar nesse item para poder imprimir a guia atualizada.

Pelo sistema Sicalc

O Ministério da Economia mantém outro sistema eletrônico para emissão e pagar Darf.

O Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais, conhecido como Sicalc, também permite o ajuste de contas tributárias pela internet.

Recentemente, inclusive, o governo federal atualizou o sistema, permitindo que as pendências fossem quitadas pela plataforma do SicalcWeb, sem a necessidade de download.

No site do SicalcWeb, vá ao campo ‘Preenchimento Rápido’. Se você tiver cadastro no portal, automaticamente aparecerá uma aba com seus dados.

Caso contrpario, basta apenas informar CPF e data de nascimento para você ser direcionado à página para se regularizar.

Se você for pessoa física, é preciso digitar o código 0211, que é de Declaração de Ajuste Anual.

Dessa maneira, novos campos se abrirão na página. Escolha o período de apuração, que é o ano base da sua declaração. Também informe o valor de quota devido.

Selecione o pagamento em quota única e, abaixo, clique em ‘Calcular’. Automaticamente os juros e multas serão incorporados à quantia devida. Então, emita a guia. 

Fique atento à data de vencimento do documento. Geralmente o sistema coloca para o fim do mês que você está ajustando sua declaração.

Mas há casos em que o programa fixa a data do acerto de contas – e você precisa correr para quitar essa pendência.

Pagar Darf em bancos

Novidade que os bancos estão colocando à disposição de seus clientes é a possibilidade de pagar Darf diretamente no internet banking.

Banco do Brasil, Itaú e Bradesco são algumas das instituições bancárias do país que mantêm esse tipo de canal.

Para acessar, é simples porque a maioria dos sistemas de internet banking dispõe de campo de buscas dos serviços oferecidos.

Ao digitar a sigla ‘Darf’ nesse campo, automaticamente abas se abrirão para que você consiga regularizar sua situação.

Preenchimento manual para pagar Darf

Há ainda a alternativa de preenchimento manual. Para isso, você precisa baixar o modelo no site da Receita Federal e escrever todos os dados para retificar o pagamento da Darf.

Aprenda a pagar Darf com a nova guia

Pagar a nova guia da Darf é tão simples quanto gerá-la. Antes de tudo você precisa saber que, embora a guia seja parecida com um boleto, ela não é um boleto.

Ou seja, não possui código de barras para sua quitação.

Porém, a maioria dos bancos oferece serviços eletrônicos para esse tipo de pagamento.

No internet banking de sua instituição, há campos para a quitação de guias de Darf, a partir do fornecimento de alguns dados prévios.

Juros e Multa

Se você se esqueceu de pagar a Darf no dia, terá de lidar com juros e multas correspondentes ao tempo desse atraso.

Pelas leis atuais, a multa por dia de atraso é de 0,33% do valor devido (com limite máximo de 20% da quantia). Esse índice é calculado a partir do primeiro dia útil pós-data de vencimento da guia.

Há também juro de 1% a partir do mês subsequente ao do vencimento.

Ah! Errou o Darf e quer saber o que fazer? Veja aqui!

Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre como pagar Darf? 

Agora você pode ir para a prática e preparar o Darf de uma maneira rápida e tranquila.

O Velotax desenvolveu uma plataforma simples para calcular, pagar e declarar o seu IR.

Confira as nossas soluções.

Um serviço 5 estrelas para você ficar tranquilo e cumprir todas as obrigações com a Receita Federal.

São mais de 100.000 usuários satisfeitos.

Clique aqui e conheça agora também o canal Velotax no YouTube.