Como pagar DARF em atraso em 7 passos de forma simples e pela internet

por | 26 jan 2022 | Aluguéis, Autônomo, Bolsa de valores, Criptoativos, DARFmensal, Investimentos no Exterior, Pensão

Você começa a juntar toda documentação para fazer a declaração do Imposto de Renda e se dá conta que esqueceu de pagar DARF de alguns ou vários meses do ano. Começa a se preocupar, já que sabe que corre o risco de cair na malha fiscal e ter que pagar multas altíssimas. Mas não precisa se preocupar!

É possível, e simples, regularizar DARF em atraso sem sair de casa e pela internet.

Antes de apresentar como pagar DARF em atraso, precisamos saber o que é DARF

Sigla de Documento de Arrecadação de Receitas Federais, o DARF é utilizado pela Receita para recolher Imposto de Renda do contribuinte.

Esse documento é emitido para operações financeiras e um termo muito comum para investidores de ações na Bolsa.

O DARF serve para atestar a regularidade da transação e é obrigatória.

Deixar de pagar DARF é um erro comum para quem inicia na jornada dos investimentos.

Com o passar dos anos, corretoras e até mesmo a B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, simplificaram os processos para atrair novos investidores.

A difusão da informação e o volume de canais com dicas para investimentos na Bolsa permitiram que muita gente visse nesse caminho uma trilha para aumentar seus rendimentos.

E muitas vezes o novo investidor é absorvido pelas informações sobre a cartela de ações que se esquece de um passo simples, que é regularizar a DARF.

Mensalmente é preciso emitir a guia de DARF com relação às operações financeiras que você mantém.

Para pagar esse imposto, o caminho é muito simples e o Velotax dispõe de ferramentas que auxiliam ainda mais nesse procedimento.

No fim desse texto, deixamos um passo a passo sobre como pagar o DARF.

Mas você abriu esse texto para saber como regularizar situações pendentes. Então vamos às dicas!

Ao longo dos anos, a Receita Federal e o Ministério da Economia buscaram aperfeiçoar o sistema de declaração do Imposto de Renda.

Os canais digitais se popularizaram, as ferramentas estão mais simples, fatos que ajudam o contribuinte a regularizar sua situação junto ao Leão e também são peças importantes para o próprio governo mapear os documentos, com objetivo de descobrir eventuais fraudes.

Para pagar o DARF em atraso, o sistema também é bem simplificado. E o melhor de tudo: pode ser feito em casa, pela internet.

Parece um processo complicado, mas não é bem assim.

Você pode ficar bem tranquilo porque o Velotax vai explicar como funciona o recolhimento dos tributos, o como pagar DARF e como fazer a declaração do Imposto de Renda.

Mais do que isso, vamos apresentar a plataforma do Velotax, que simplifica e te ensina de um jeito fácil e descomplicado sobre como declarar o seu Imposto de Renda.

Clique aqui e conheça nossa plataforma.

Aproveite e veja muitas outras dicas sobre o Imposto de Renda no nosso blog.

Como gerar e pagar DARF?

Por fim, mas não menos importante: quando não estou isento e preciso emitir o DARF, como devo fazer?

Uma das formas que muitos investidores utilizam para ter controle de tudo o que acontece com as suas operações e conseguir tanto pagar quanto, posteriormente, fazer a declaração desse investimento no Imposto de Renda é manter uma planilha de investimentos.

A montagem de uma planilha com as suas operações pode ser uma ferramenta muito útil para quem investe na Bolsa.

A planilha pode servir tanto para controlar todas as operações de compra e venda feitas e descobrir se os negócios deram lucro ou prejuízo como facilitar o pagamento de impostos e preenchimento da declaração exigida anualmente pela Receita Federal. 

Nela você deve registrar todas as operações mensais, os impostos pagos e os ativos que você tinha ao final do ano-base para incluir na declaração de bens do Imposto de Renda.

Você também poderá consultar todas as notas de corretagem das operações feitas ao longo do ano, mas isso vai te demandar muito mais tempo e paciência para organizar as informações na hora de fazer a declaração anual de Imposto de Renda e você ainda corre o risco de cometer algum erro de digitação que pode te levar à malha fina.

Ficou preocupado porque parece ser muito complicado? Mas não precisa ser!

Como pagar DARF atrasada de uma forma mais fácil?

Por mais que o processo na Receita Federal seja bastante burocrático e te exigir downloads de programas, gerar o DARF de lucro de ações na plataforma do Velotax é super simples!

Entre na plataforma

A forma mais simples de emitir seu DARF é pela plataforma do Velotax! Você pode utilizar a nossa plataforma acessando velotax.com.br

Clique em “Começar agora”

Clique em “Começar agora” e faça um cadastro rápido, inserindo o seu CPF e e-mail ou clique em “Entrar” e faça o seu login, se você já for um Velotaxer e tiver o seu cadastro na nossa plataforma!

Calculadora

Dentro da plataforma, clique em “Cálculo de IR (DARF)” e “Bolsa de Valores” no centro da tela ou, no menu à sua esquerda, clique em “Bolsa de Valores” e “Calculadora”, respectivamente.

Integração

Integre a nossa plataforma com a sua conta da B3 para um preenchimento automático de todas as suas operações ou continue sem integrar com a B3 para preencher manualmente, o que não é recomendado, já que você pode acabar cometendo erros sem nem mesmo se dar conta.

Selecione o mês e emita para pagar DARF

Selecione o mês para calcular as operações e clique em “próximo” para ter um cálculo automático do imposto devido com aquelas operações.

Confira as operações e clique em “Salvar e Emitir DARF”. Você pode pagar a guia DARF que foi emitida da forma que for mais fácil para você. O Velotax te fornece as mais variadas opções: boleto, cartão de crédito ou PIX!

E se eu esquecer de emitir ou pagar o DARF até o último dia útil do mês subsequente às operações? Como devo proceder?

Para pagar um DARF de ações atrasado, o processo é basicamente o mesmo. A própria plataforma se encarrega de calcular, automaticamente, a multa e os juros.

Mas não se preocupe, se a seu DARF ficar abaixo do valor mínimo, utilizando o Velotax esse valor já será acrescido para o próximo mês e você não precisa se preocupar! 

Viu só? Emitir e pagar DARF de ações vendidas no mês não é tão complicado!

E é importante lembrar: pagando os seus DARFs da forma correta mensalmente, você não precisa se preocupar com nova tributação na declaração anual do imposto de renda e nem pagará juros ou multas para deixar tudo para o período da declaração!

Lembre-se de manter todos os comprovantes dos pagamentos dos DARFs por no mínimo 5 anos, já que este é o prazo que a Receita Federal tem para questionar suas declarações!

Como pagar DARF em atraso?

A essa altura você já sabe que é essencial estar com o DARF regularizada mês a mês.

Deixar para regularizar essa situação somente quando for declarar suas ações no Imposto de Renda é um erro comum aos que começaram a apostar na modalidade financeira.

Isso porque para acertar as guias em atraso a Receita cobra juros e multas, que ajudam a corroer os ganhos que você teve ao longo do ano com sua cartela de investimentos.

Emitir um DARF é simples.

E ainda mais simples com as ferramentas do Velotax para pagar DARF.

Com as nossas ferramentas, você calcula o valor do imposto e emite a guia do DARF automaticamente para o pagamento.

Facilidade para você estar em dia com a Receita Federal e focar no que importa: encontrar as melhores oportunidades na Bolsa.

O primeiro passo é se cadastrar no site do Velotax.

A plataforma é 100% segura e pede apenas dados necessários para que o documento seja gerado.

É importante que os dados sejam corretos para evitar discrepâncias entre as informações cadastradas e as que estão na base da Receita Federal.

A plataforma solicita o nome completo, CPF e data de nascimento para que o documento emitido tenha os mesmos dados que a Receita dispõe.

A segunda etapa envolve o cálculo do imposto devido por meio das operações na Bolsa.

Nessa fase, você precisará se registrar no CEI (Canal Eletrônico do Investidor).

Caso você ainda não tenha uma conta no CEI, faça o seu registro clicando aqui – recentemente a B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, modificou seu sistema, mas o registro é simplificado.

Há uma sincronia dos sistemas para que o Velotax possa mapear automaticamente os investimentos e consiga calcular os tributos devidos.

A terceira fase é a de emissão da DARF.

Após o Velotax identificar as operações no sistema da Bolsa, apresentará a cartela de ações que você tem, seus rendimentos e já calcula o imposto sobre todas elas.

Inclusive, o sistema do Velotax faz cálculos retroativos e sem custo – e já há cálculo de juros e multas. Ou seja: simples e descomplicado.

Antes de emitir o DARF,  você deve checar com calma se todos os dados apresentados correspondem com sua carteira de ações e se os números são os apurados naquele mês.

Se você aposta em commodities, ouro, mini-contratos como mini-índices ou mini-dólar, precisará recorrer à sua corretora, pois o próprio sistema da B3 é restrito com relação a essas modalidades – outra funcionalidade também inclusa na plataforma Velotax, já que há a integração com o Novo Portal da B3.

Depois de conferir todos os dados, clique no botão ‘Salvar e Emitir DARF’.

A guia da DARF estará à disposição para o pagamento imediatamente.

E você pode quitá-la mesmo sem a necessidade do código de barras, já que diversos bancos contam com a facilidade para pagar DARF.

Geralmente no próprio internet banking da sua instituição há caminhos para quitar a guia de forma simples.

pagar darf atrasada

Conheça a plataforma Velotax e fique em dia para pagar DARF

Emitir e pagar DARF é uma tarefa muito simples.

E ainda mais fácil com as ferramentas do Velotax para pagar DARF de ações.

Com as nossas ferramentas, você calcula o valor do imposto e emite a guia para pagar DARF.

Facilidade para você estar em dia com a Receita Federal, pagar DARF e utilizar o seu tempo para fazer o que realmente importa: encontrar as melhores oportunidades na Bolsa de Valores.

A plataforma é 100% segura e pede apenas os dados necessários para que o documento seja gerado.

É importante que os dados estejam corretos para evitar discrepâncias entre as informações cadastradas e as que estão na base da Receita Federal.

Após o Velotax identificar as operações no sistema da Bolsa, apresentará a cartela de ações que você tem, seus rendimentos e já calcula o imposto sobre todas elas.

Inclusive, o sistema do Velotax faz cálculos retroativos e sem custo – e já há cálculo de juros e multas.

Ou seja: simples, descomplicado que deixa você despreocupado com pagar DARF em atraso.

Antes de emitir e pagar DARF,  você deve checar com calma se todos os dados apresentados correspondem com sua carteira de ações e se os números são os apurados naquele mês.

Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre como emitir e pagar DARF atrasada?

Agora você pode ir para a prática e preparar a sua declaração do IR de uma maneira rápida e tranquila.

O Velotax desenvolveu uma plataforma simples para calcular, pagar e declarar o seu IR.

Confira as nossas soluções para ajudar a entender como é calculador o Imposto de Renda.

Um serviço 5 estrelas para você ficar tranquilo e cumprir todas as obrigações com a Receita Federal.

São mais de 170 mil usuários satisfeitos.

Clique aqui e conheça agora também o canal do Velotax no YouTube.

Artigos relacionados

Descubra mais sobre Velotax

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading