Como consultar a situação do meu CPF na Receita Federal? 8 situações possíveis

consultar CPF

Está em dúvida se está devendo alguma coisa para o Leão? Aprenda como consultar se você tem pendências na Receita Federal e como regularizar seu CPF o quanto antes.

Não sabe se está com a situação regularizada com a Receita Federal? Você pode fazer uma consulta de pendências na Receita Federal de graça e sem sair de casa: pela internet!

Pessoas físicas e empresários podem realizar a pesquisa de suas situações na Receita Federal utilizando o número do CPF e CNPJ, respectivamente.

E você pode ficar tranquilo se tiver feito a sua declaração com o Velotax e contratado a proteção malha fina porque nossos especialistas estão de olho no seu e-CAC e irão te avisar em caso de alguma solicitação necessária.

Como consultar pendências na Receita Federal?

Primeiramente você precisa ter uma conta .gov ou ter acesso ao e-CAC. Se não for o seu caso, antes de mais nada, providencie seu código de acesso.

Se você ainda não possui acesso ao e-CAC, entre no site e clique em “Saiba como gerar código de acesso”. Depois, siga as instruções. Lembre-se que será necessário apresentar os números dos recibos de entrega de Declarações do Imposto de Renda dos últimos 2 anos. Caso contrário, você terá que fazer o acesso do e-CAC presencialmente.

Com o código de acesso em mãos, faça login no portal usando, então, o CPF ou CNPJ.

cpf ecac pendencias

Feito o login no e-CAC, agora é hora de você resolver a sua dúvida: como saber se tenho pendências no meu CPF na Receita Federal?

Acesse “Certidões e Situação Fiscal”.

Clique em “Consulta Pendências – Situação Fiscal”

Clique também em “Consulta Pendências – Inclusão no Cadin/Sisbacen pela RFB”.

Encontrei pendências no meu CPF! E agora, o que devo fazer?

O seu documento precisa constar como “regular”. 

Se isso não acontecer, você vai precisar pesquisar o que você ainda deve para o Fisco, como regularizar CPF e quais procedimentos colocar em prática para solucionar o problema.

Uma pendência na Receita Federal de pessoa física pode acabar gerando a suspensão do seu CPF. 

Esse status indica que, apesar de todos os esforços do contribuinte para eliminar pendências com a Receita, alguma coisa ainda está errada.

Se você tiver pendências no CPF, regularize-as o quanto antes! Você pode regularizar o CPF suspenso pela internet, preenchendo um formulário de pedido de regularização disponibilizado no site da Receita.

Mas lembre-se de acompanhar online a tramitação do seu pedido e sempre consulte seu CPF na Receita Federal para não ter novas dores de cabeça!

cpf ecac pendencias

Situações possíveis na Receita Federal

Existem 8 possibilidades de situação para a sua declaração:

Em processamento: que significa que a sua declaração foi recebida, mas o processo ainda não foi encerrado.

Em fila de restituição: significa que a declaração foi processada e você terá restituição a receber, mas o valor ainda não foi liberado e você tem que aguardar os lotes de restituição. É importante lembrar que se você tiver pendências de débitos federais, você não conseguirá fazer o saque dos valores.

Processada: a sua declaração foi recebida e o processamento encerrado. Contudo, esse status ainda pode ser revisto pela Administração Tributária, o que significa que você não necessariamente escapou da malha fina.

Com pendências: foram encontradas pendências na sua declaração e você precisa resolvê-las com uma retificadora para não cair na malha fina.

Em análise: significa que a sua declaração foi recebida mas está aguardando a apresentação de documentos solicitados a você ou a conclusão da análise de documentos entregues por você.

Retificada: quando você apresenta declaração retificadora a ela substitui integralmente a declaração originalmente entregue.

Cancelada: significa que a declaração foi cancelada, seja pela administração tributária ou por você mesmo.

Tratamento manual: Sua declaração está sendo analisada, você deve aguardar uma correspondência da Receita Federal.