Você sabe como fazer Day Trade com Criptomoedas? 6 passos para o IR de Cripto!

day trade com criptomoedas

Neste artigo vamos te contar como operar day trade com criptomoedas, quais os riscos e se é necessário pagar imposto de renda desse tipo de investimento.

Se você clicou nesse artigo se perguntando se seria mesmo possível fazer day trade com criptomoedas, a resposta é sim.

O day trade é um tipo de investimento em que o trader – como é chamado o investidor – compra e vende determinado ativo no mesmo pregão.

O objetivo é lucrar com as pequenas oscilações de preços que acontecem dentro de um período de 24 horas.

Entretanto, no caso de day trade com criptomoedas, é preciso ter ainda mais atenção, pois esse é um tipo de ativo muito volátil, ou seja, o preço oscila facilmente.

Mas para declarar qualquer investimento de day trade com criptomoedas, você já sabe: você pode contar com o Velotax!

O que é um Day Trade com Criptomoedas

Fazer day trade com criptomoedas não é uma novidade: o próprio mercado de criptoativos permite que seja feito day trade com as moedas digitais. 

Enquanto as ações tradicionais têm uma variação de preço prevista e até mesmo estável em condições normais, as criptomoedas envolvem alterações bruscas de preço por conta da sua instabilidade de mercado. O lado bom é que é possível abranger mais possibilidades de negociação. 

Mas é importante ficar muito atento porque esse tipo de operação depende da volatilidade das criptomoedas e os preços podem mudar muito rápido, não sendo difícil que o preço das moedas digitais variem mais de 100% em um único dia.

Fazer operações em day trade com criptomoedas e de ações é muito parecido. Pensando que uma moeda digital vai valorizar nas próximas horas, quem investe compra os ativos digitais. Se a oscilação acontecer como esperado, o investidor vende o que foi comprado por um preço maior, tendo lucro.

Também é possível pensar na operação inversa: se a criptomoeda for desvalorizada. Você pode vender os ativos e, se a criptomoeda se desvalorizar, comprá-los de volta. 

Assim, você mantém seus investimentos e faz com que gerem uma rápida liquidez, o que significa que você conseguiu converter facilmente um ativo em lucro.

Contudo, é importante ter em mente que a volatilidade pode ser tanto uma vantagem quanto uma armadilha. Como em qualquer operação feita dentro do mercado de ações, o sucesso depende de uma tomada de decisão com base em dados, sempre acompanhando as tendências do mercado.

Melhores criptomoedas para day trade

O primeiro passo para fazer day trade com criptomoedas é buscar corretoras de cripto, também conhecidas como exchanges.

É importante ter certeza de que se trata de uma empresa confiável que possibilita a compra e a venda de moedas digitais em qualquer dia ou horário, já que o mercado das criptomoedas funciona 24h por dia.

Somente depois é que você deve começar a pesquisar quais as criptos mais vantajosas para fazer day trade com criptomoedas

Geralmente as melhores criptomoedas para day trade são aquelas que têm alta liquidez e, por essa razão, atraem mais compradores ou vendedores.

Se você buscar moedas que não tenham alta liquidez e não sejam atrativas para compradores, pode ter dificuldades para fazer negociações com outros investidores com interesse em comprar ou vender criptomoedas.

Por ser um investimento arriscado, é recomendável ir devagar, para ir entendendo como o mercado funciona. Comece com quantias pequenas. Mesmo depois de pegar o jeito, todo cuidado é pouco. Como em qualquer investimento financeiro, diversificar também funciona para criptomoedas.

Apostar em diferentes moedas digitais é sempre uma boa ideia, já que, caso alguma não dê o retorno esperado, você pode ter outra cripto onde pode até recuperar o que perdeu.

E você não pode se esquecer de declarar qualquer investimento de criptomoedas e pagar os impostos, quando devidos. Mas para isso, você já sabe: você pode contar com o Velotax!

Tributação de day trade com criptomoedas

Quanto à tributação de criptomoedas, a Receita Federal determina que deve acontecer apenas quando as vendas mensais dos criptoativos superarem o valor de R$35.000,00 e o investidor tiver lucro.

A regra de tributação e a alíquota não se alteram em caso de day trade ou swing trade, sendo que a tributação será de 15% para as vendas realizadas com lucros de até R$5 milhões.

No que se refere à declaração de criptomoedas para a Receita Federal no Imposto de Renda anual, como se trata de investimento, é importante que todas as negociações realizadas com elas sejam declaradas. 

Ou seja, se você operou criptoativos, mesmo que não tenha atingido o valor que gera tributação, é importante inserir na sua declaração de imposto de renda anual.

day trade com criptomoedas

Como pagar imposto de day trade com criptomoedas

Por mais que o processo na Receita Federal seja bastante burocrático e te exigir downloads de programas, gerar o DARF de lucro com criptomoedas na plataforma do Velotax é super simples!

Entre na plataforma

A forma mais simples de emitir seu DARF é pela plataforma do Velotax! Você pode utilizar a nossa plataforma pelo seu computador ou celular acessando velotax.com.br

Clique em “Use Grátis”

Clique em “Use Grátis” e faça um cadastro rápido e gratuito, inserindo Nome, CPF, e-mail e uma senha de acesso ou clique em “Já tenho uma conta” e faça o seu login, se você já for um Velotaxer e tiver o seu cadastro na nossa plataforma!

Calculadora

Dentro da plataforma, selecione qual imposto quer recolher. Nesse caso: criptoativos.

Integração

Integre a nossa plataforma com a sua conta em uma das maiores corretoras de criptoativos ou faça o preenchimento manual dos dados das operações de day trade com criptomoedas.

Emita o DARF

Selecione o mês para calcular as operações e clique em “emitir DARF” se for o caso ou em “salvar sem emitir DARF” se for caso de lucro isento ou não tiver tido lucro.

Pague o documento.

Em caso de lucro tributável, você pode pagar a guia DARF que foi emitida da forma que for mais fácil para você. O Velotax te fornece as mais variadas opções: boleto, cartão de crédito ou PIX!

Viu só? Emitir e pagar DARF de criptomoedas não é tão complicado!

E é importante lembrar: pagando os seus DARFs da forma correta mensalmente, você não precisa se preocupar com nova tributação na declaração anual do imposto de renda e nem pagará juros ou multas!

Lembre-se de manter todos os comprovantes dos pagamentos dos DARFs por no mínimo 5 anos, já que este é o prazo que a Receita Federal tem para questionar suas declarações!

Como declarar day trade com criptomoedas

Para declarar as suas operações com criptomoedas, a forma mais fácil é usando o Velotax.

Utilizando o programa da receita você terá que inserir cada uma das suas operações manualmente, enquanto usando o Velotax basta fazer a sincronização com as maiores corretoras de criptoativos ou fazer a emissão de DARF mês a mês para ter uma sincronização direta para a declaração do imposto de renda anual.

Conheça a plataforma Velotax e fique em dia com seus DARFs

Emitir um DARF de criptomoedas é uma tarefa muito simples.

E ainda mais fácil com as ferramentas do Velotax !

Com as nossas ferramentas, você calcula gratuitamente o valor do imposto e emite a guia do DARF automaticamente para o pagamento.

Facilidade para você estar em dia com a Receita Federal, pagar o seu DARF e utilizar o seu tempo para fazer o que realmente importa!

A plataforma é 100% segura e pede apenas os dados necessários para que o documento seja gerado.

É importante que os dados estejam corretos para evitar discrepâncias entre as informações cadastradas e as que estão na base da Receita Federal.

Confira as nossas soluções para ajudar a entender como é calcular o Imposto de Renda.

Um serviço 5 estrelas para você ficar tranquilo e cumprir todas as obrigações com a Receita Federal.

São mais de 170 mil usuários satisfeitos.

Clique aqui e conheça agora também o canal do Velotax no YouTube.