Você sabe o que é Inteligência Financeira? 5 dicas para te ajudar!

inteligencia financeira

Inteligência financeira vai muito além de “guardar dinheiro”. É fazer com que o seu dinheiro trabalhe para você – e não você para ele!

A inteligência financeira é a maneira como você administra os seus recursos econômicos. Com ela, você descobre a melhor forma de construir ou administrar os seus gastos e ganhos para que sejam positivos.

Deste modo, você organiza as suas finanças de forma prática e equilibrada, e assim você conseguirá viver sem passar apertos no final do mês ou no dia a dia.

E é claro, para recolher seus impostos e cumprir suas obrigações com a Receita Federal, você pode contar com o Velotax!

Qual é a importância da inteligência financeira?

Quando desenvolvemos nossa inteligência financeira, conseguimos administrar melhor nossos recursos financeiros e passamos a ter uma visão ampla do que pode ser gasto ou investido.

Você sabe o quanto pode investir? Quanto dinheiro precisa guardar? Quanto pode gastar? E qual é o seu lucro?

Além disso, a inteligência financeira é importante para a realização das nossas metas. Afinal, você precisa saber quanto de recursos econômicos tem disponível para cada um dos seus sonhos.

A inteligência financeira te ajuda a ter uma maior consciência para as tomadas de decisões mais assertivas, e, assim, evitar arrependimentos.

5 dicas de como desenvolver a inteligência financeira

Ter inteligência financeira para controlar e organizar suas finanças pode ser um grande desafio e foi por isso que o Velotax trouxe 5 dicas para te ajudar nisso:

Tenha conhecimento

A inteligência financeira te ajuda a cuidar melhor das suas finanças e obter mais sucesso. Mas isso será bem mais fácil se você conhecer mais sobre o tema.

Se informe e esteja sempre por dentro dos assuntos e preparado para tudo que pode acontecer.

Tenha conhecimento sobre o assunto, porque entender sobre inteligência financeira te deixará extremamente preparado para qualquer problema que surja ao longo do caminho.

Assista filmes, leia livros e mantenha-se atualizado sobre o mercado financeiro quando mais por dentro você estiver sobre o assunto, mais preparado você se sentirá 😉

Dicas de livros para inteligência financeira:

  • O Milionário mora ao lado – Autor Thomas J Stanley
  • Pai Rico, Pai Pobre – Autor Robert Kiyosaki
  • Os segredos da mente milionária – Autor Harv T. Eker

Analise suas finanças

Analisando suas finanças você conseguirá entender mais sobre os seus ganhos e tomar as decisões corretas sobre seus valores.

Para isso, você precisa entender se todo o dinheiro que você investiu está fazendo sentido e se todas as entradas e saídas estão batendo de acordo com seu orçamento planejado.

Quanto mais você souber sobre as suas finanças, em que você gasta, quais são seus gastos fixos e variáveis, maior controle terá sobre elas e saberá onde reduzir gastos se for necessário.

Monte a sua organização

Crie um planejamento financeiro que faça sentido para você. Através dele você conseguirá entender mais sobre as suas finanças e obter uma inteligência financeira.

É importante ter na ponta do lápis todos os gastos, compras e investimentos para saber para onde o seu dinheiro está indo.

Quando você tem uma visão geral de tudo que tem e quanto de dinheiro tem disponível, será mais fácil traçar os objetivos que você precisa.

Não se esqueça de cumprir as suas obrigações com a Receita Federal. E para isso, você pode contar com o Velotax!

inteligencia financeira

Tenha domínio emocional

A inteligência financeira anda lado a lado com a inteligência emocional.

Se a sua inteligência emocional não estiver abalada, ficará mais fácil controlar os seus gastos e não botar tudo a perder.

Entenda o seu dinheiro e faça ele render

Quando você consegue controlar seus gastos e manter o planejamento financeiro, com todos os gastos e receitas anotados, você começa a entender o seu dinheiro.

Tendo as decisões corretas em relação às finanças, você tem grandes oportunidades de aumentar os seus ganhos.

Se você não tiver dívidas e com o controle financeiro perceber que consegue ter um dinheiro que não é direcionado para nenhum gasto essencial, você pode formar a sua reserva de emergência.

Formada a sua reserva, você pode se utilizar da inteligência financeira e começar a investir seu dinheiro em outros ativos e fazer com que ele trabalhe para você.

Conheça a plataforma Velotax e fique em dia com suas obrigações com o Leão

Ficar em dia com a Receita Federal não precisa ser uma tarefa difícil.

Com o Velotax, você consegue emitir e pagar seu DARF mensal de imposto de renda e ficar em dia com a Receita Federal, além de ter um módulo completo de MEI.

O Velotax conta ainda com um time de suporte e especialistas em contabilidade para solucionar as suas dúvidas e te dar todo o amparo que for necessário para que você fique tranquilo.

A plataforma é 100% segura e pede apenas os dados necessários para que os documentos sejam gerados.

É importante que os dados estejam corretos para evitar discrepâncias entre as informações cadastradas e as que estão na base da Receita Federal.

Confira as nossas soluções para simplificar seus impostos em poucos cliques!

Um serviço 5 estrelas para você ficar tranquilo e cumprir todas as obrigações com a Receita Federal.

São mais de 170 mil usuários satisfeitos!

Clique aqui e conheça agora também o canal do Velotax no YouTube!