Mercado de Opções: como pagar imposto mensal? 5 situações possíveis!

mercado de opções

O mercado de opções gera muitas dúvidas para os investidores, principalmente quando o assunto é imposto de renda. Mas fica tranquilo que neste artigo tiraremos todas as suas dúvidas!

O mercado de opções é uma modalidade de mercado a prazo. É nele que são negociados os direitos de comprar ou vender ativos por meio de um prêmio que é um pagamento feito pelo comprador das ações ao vendedor.

Neste mercado o comprador é chamado de titular e o vendedor é chamado de lançador. 

A regra para os investimentos em ações é a mesma dentro e fora do mercado de opções: vendas com lucro são tributadas.

Contudo, da mesma forma que acontece com a tributação das ações, as operações de compra e venda feitas em dias diversos (swing trade) e no mesmo dia (day trade) são tributadas de forma diferente.

Mas você pode ficar tranquilo porque o Velotax vai explicar como funciona e como fazer para gerar as suas DARFs de vendas no mercado de opções.

Como são as alíquotas para operações com opções?

A tributação para operações com opções em swing trade, ou seja, em que a compra e a venda do ativo são realizadas em dias diferentes, é de 15%. Já as operações que são iniciadas e finalizadas no mesmo dia, day trade, tem tributação de 20%.

Contudo, diferentemente das operações com ações, no caso das opções não há isenção de imposto nas vendas até R$20 mil no mês. Dessa forma, todo e qualquer lucro será tributável.

Mas ainda será possível compensar lucro com prejuízo, desde que as operações sejam do mesmo tipo: day trade ou swing trade – nunca diferentes.

Assim como funciona com os demais investimentos tributáveis sem retenção de imposto na fonte, o responsável por calcular os ganhos com opções e a alíquota a pagar é você, investidor. 

Os valores devem ser verificados e pagos, quando for o caso, até o último dia útil do mês seguinte ao da operação que produziu lucro. 

Portanto, você deve somar todos os lucros em opções no mês.

Para fazer essa conta é preciso conhecer as cinco situações possíveis em que as opções geram lucro:

Opções que não chegaram no vencimento

Quando você compra ou vende opções antes de chegar no dia do exercício, os investidores chamam de “antes de virar pó”. 

Para calcular o tributo nesse caso, você precisa subtrair o preço da compra do preço da venda. Se tiver lucro, diminua os custos de transação, como taxas e corretagem e do valor do saldo desconte os 15% em caso de swing trade ou 20% em caso de day trade.

O único caso em que você será isento é se não tiver ganho ou tiver prejuízo.

Caso você tenha comprado uma opção que virou pó, teve prejuízo de opções no Imposto de Renda. 

Já o vendedor, que é quem recebeu o dinheiro, teve lucro, pois receberá esse valor ao chegar no exercício. Nessa situação, quem paga 15% de Imposto de Renda é o vendedor.

Opções Exercidas: titular de call

A opção de compra, também chamada de call, dá ao comprador (titular) o direito de comprar um determinado ativo pelo preço determinado no contrato da opção, durante determinado tempo e conforme data estabelecida.

Quem comprar a opção que for exercida, vai ter um preço médio da ação mais alto, ou seja, vai ficar mais caro o custo dessa ação. 

Dessa forma, você precisa diminuir o preço médio de compra da ação do preço de venda da ação, sempre levando em conta o custo da opção.

Opções Exercidas: lançador de call

Outro caso possível é o caso de quem vendeu e recebeu o prêmio da opção, quando o preço médio da ação é reduzido. 

Nesse caso é necessário levar em conta o prêmio da opção e diminuir do preço médio da ação, para só depois descontar a alíquota correspondente.

Como o lançador recebe o prêmio da opção, o preço médio da ação reduz. Por isso o valor recebido pela call é retirado do custo médio da ação.

Opções Exercidas: titular de put

A opção de venda, também conhecida pelos investidores como put, dá ao titular o direito de vender, a um preço determinado, um ativo específico que foi definido no ato do contrato.

Se você comprou uma put, então você vai entregar as suas ações no exercício.

Adicione o valor do prêmio da opção ao preço que você pagou pela ação.

Opções Exercidas: lançador de put

Por fim, também existe a situação de quando o vendedor não paga Imposto de Renda enquanto não vender a ação.

Quando vende, recebe o valor do prêmio e precisa reduzir o valor do preço médio da ação que ele vai comprar no exercício, pois é obrigado a comprar uma ação se ele for exercido.

mercado de opções

Como faço para pagar o Imposto de Renda de opções?

Para fazer o pagamento pelo Sicalc você vai precisar fazer todos os cálculos e entender qual o valor que é devido de imposto de renda para gerar a DARF. Contudo, dessa forma você corre o risco de errar e cair na malha fina, podendo ter que pagar multas.

Contudo, existe um jeito mais fácil de pagar o imposto de renda: pela plataforma do Velotax!

Por mais que o processo na Receita Federal seja bastante burocrático e te exigir downloads de programas e cálculos difíceis, gerar o DARF de opções na plataforma do Velotax é super simples!

1. Entre na plataforma

A forma mais simples de emitir seu DARF é entrando em velotax.com.br 

2. Clique em “Use Grátis”

Clique em “Use Grátis” e faça um cadastro rápido e gratuito, inserindo Nome, CPF, e-mail e uma senha de acesso ou clique em “Já tenho uma conta” e faça o seu login, se você já for um Velotaxer.

3. Calculadora

Dentro da plataforma, clique em “Cálculo de IR (DARF)” e “Bolsa de Valores” no centro da tela ou em “Bolsa de Valores” e “Calculadora” no menu, à sua esquerda.

4. Integração

Integre a plataforma com a sua conta da B3 para um preenchimento automático ou continue sem integrar com a B3 para preencher manualmente (não recomendado).

5. Selecione o mês 

Selecione o mês para calcular e clique em “próximo”.

6. Emita o DARF!

Confira as operações e clique em “Salvar e Emitir DARF”

7. Pague o documento.

Você pode pagar a guia emitida por boleto, cartão de crédito ou PIX!

Para pagar um DARF de ações atrasado, o processo é basicamente o mesmo. A própria plataforma se encarrega de calcular, automaticamente, a multa e os juros.

E é importante lembrar: existe um limite mínimo de valor para emissão de DARFs da Receita Federal: R$10! 

Mas não se preocupe, se a seu DARF ficar abaixo do valor mínimo, utilizando o Velotax esse valor já será acrescido para o próximo mês e você não precisa se preocupar! 

Viu só? Emitir e pagar DARF de opções não precisa ser tão complicado!

E é importante lembrar: pagando os seus DARFs da forma correta mensalmente, você não precisa se preocupar com nova tributação na declaração anual do imposto de renda e nem pagará juros ou multas para deixar tudo para o período da declaração!

Lembre-se de manter todos os comprovantes dos pagamentos dos DARFs por no mínimo 5 anos, já que este é o prazo que a Receita Federal tem para questionar suas declarações!

Conheça a plataforma Velotax e fique em dia com seus DARFs de opções

Emitir um DARF de ações é uma tarefa muito simples.

E ainda mais fácil com as ferramentas do Velotax para pagar o DARF ações.

Com as nossas ferramentas, você calcula gratuitamente o valor do imposto e emite a guia do DARF de opções automaticamente para o pagamento.

Facilidade para você estar em dia com a Receita Federal, pagar o seu DARF de opções e utilizar o seu tempo para fazer o que realmente importa: encontrar as melhores oportunidades na Bolsa de Valores.

A plataforma é 100% segura e pede apenas os dados necessários para que o documento seja gerado.

É importante que os dados estejam corretos para evitar discrepâncias entre as informações cadastradas e as que estão na base da Receita Federal.

Após o Velotax identificar as operações no sistema da Bolsa, apresentará a cartela de ações que você tem, seus rendimentos e já calcula o imposto sobre todas elas.

Inclusive, o sistema do Velotax faz cálculos retroativos e sem custo – e já há cálculo de juros e multas.

Ou seja: simples, descomplicado que deixa você despreocupado com Darf em atraso.

Antes de emitir o DARF de opções,  você deve checar com calma se todos os dados apresentados correspondem com sua carteira de ações e se os números são os apurados naquele mês.

Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre como emitir suas DARFs de opções? 

Agora você pode ir para a prática e preparar a sua declaração do IR de uma maneira rápida e tranquila.

O Velotax desenvolveu uma plataforma simples para calcular, pagar e declarar o seu IR.

Confira as nossas soluções para ajudar a entender como é calculador o Imposto de Renda.

Um serviço 5 estrelas para você ficar tranquilo e cumprir todas as obrigações com a Receita Federal.

São mais de 170 mil usuários satisfeitos.

Clique aqui e conheça agora também o canal do Velotax no YouTube.