Como gerar DARF de ações? 7 passos fáceis

Sem saber como emitir seus DARF de ações na Bolsa de Valores B3? Confira o passo a passo para fazer da melhor forma abaixo!

Afinal o que é DARF? DARF é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais. É uma guia semelhante a um boleto utilizado para arrecadar tributos à Receita Federal.

Ou seja, o DARF de ações é o documento utilizado pelos investidores para recolher o Imposto de Renda das suas operações na bolsa de valores.

E você pode ficar bem tranquilo porque o Velotax vai explicar como funciona e como fazer para gerar as suas DARFs de ações.

Contudo, nem todos os investidores são obrigados a emitir e pagar o DARF. Assim como toda regra da Receita Federal, existem parâmetros para definir não só a obrigatoriedade do pagamento do imposto e a alíquota devida, como também os casos de isenção.

Então vamos começar daí: quando será necessário emitir o documento? Qual a alíquota que devo pagar? Quais são os casos de isenção? Como me manter em dia com a Receita Federal?

Isso e muito mais você vai entender no decorrer deste artigo!

Quando devo emitir DARF de ações? Critérios de obrigatoriedade

Como nos demais casos de obrigatoriedade de pagamento de Imposto de Renda, salvo os casos de isenção que serão abordados mais à frente, o imposto das ações deve ser pago sempre que houver lucro com a venda de ações ou outros ativos de renda variável como mercado futuro e fundos imobiliários.

Ou seja, se a sua estratégia for investir a longo prazo, você não vai precisar se preocupar, por enquanto, em pagar o documento de arrecadação federal.

Além disso é importante ressaltar que ainda que não seja obrigatório PAGAR o DARF, caso você faça alguma venda (ainda que isenta ou com prejuízo), pode ser favorável fazer a emissão do DARF com o valor zerado na plataforma do Velotax para ter a sincronização automática para a sua Declaração do Imposto de Renda Anual.

Alíquotas de Imposto de Renda de ações para emitir DARF de ações

A alíquota de operações realizadas em Swing Trade, ou seja, compra e venda em dias diferentes é de 15% sobre o lucro, enquanto para compra e venda de ações Day Trade, compra e venda no mesmo dia, a alíquota passa para 20%.

Além disso, é importante lembrar que quando você faz a venda é feita a cobrança de uma porcentagem bem baixa de imposto de renda diretamente na fonte: 1% para operações de Day Trade e 0,005% em Swing Trade. É o chamado “dedo duro” – ele tem esse nome porque tem um caráter de denúncia, já que serve para mostrar à Receita Federal, de forma indireta, as movimentações do investidor no mês.

Por isso é tão importante que você declare todas as suas operações para a Receita Federal na declaração anual. Mesmo aquelas isentas ou com prejuízo. 

No entanto, embora as alíquotas cobradas sejam salgadas, o prazo para o pagamento do DARF, referente à venda das ações com lucro durante o mês, é o último dia útil do mês subsequente e ainda existem os casos de isenção.

darf de ações

Casos de Isenção em que não será gerado o DARF de ações

Apesar da regra ser a de que é devido o Imposto de Renda em toda operação com lucro na bolsa de valores, em casos de operações de Swing Trade, você fica isento caso as suas operações não ultrapassem os R$20 mil mensais.

Mas é importante lembrar, operações de Day Trade não têm isenção e o mesmo vale para outros ativos de renda variável.

Além das operações Swing Trade no limite de isenção, são isentos de imposto de renda as debêntures, LCAs, LCIs, CRIs, CRAs, dividendos e rendimentos de Fundos Imobiliários.

Clique aqui e conheça nossa plataforma.

Como gerar DARF de ações?

Por fim, mas não menos importante: quando não estou isento e preciso emitir o DARF, como devo fazer?

Uma das formas que muitos investidores utilizam para ter controle de tudo o que acontece com as suas operações e conseguir tanto pagar quanto, posteriormente, fazer a declaração desse investimento no Imposto de Renda é manter uma planilha de investimentos.

A montagem de uma planilha com as suas operações pode ser uma ferramenta muito útil para quem investe na Bolsa.

A planilha pode servir tanto para controlar todas as operações de compra e venda feitas e descobrir se os negócios deram lucro ou prejuízo como facilitar o pagamento de impostos e preenchimento da declaração exigida anualmente pela Receita Federal. 

Nela você deve registrar todas as operações mensais, os impostos pagos e os ativos que você tinha ao final do ano-base para incluir na declaração de bens do Imposto de Renda.

Você também poderá consultar todas as notas de corretagem das operações feitas ao longo do ano, mas isso vai te demandar muito mais tempo e paciência para organizar as informações na hora de fazer a declaração anual de Imposto de Renda e você ainda corre o risco de cometer algum erro de digitação que pode te levar à malha fina.

Ficou preocupado porque parece ser muito complicado? Mas não precisa ser!

Como fazer de uma forma mais fácil?

Por mais que o processo na Receita Federal seja bastante burocrático e te exigir downloads de programas, gerar o DARF de lucro de ações na plataforma do Velotax é super simples!

Entre na plataforma

A forma mais simples de emitir seu DARF é pela plataforma do Velotax! Você pode utilizar a nossa plataforma acessando velotax.com.br

Clique em “Use Grátis”

Clique em “Use Grátis” e faça um cadastro rápido e gratuito, inserindo Nome, CPF, e-mail e uma senha de acesso ou clique em “Já tenho uma conta” e faça o seu login, se você já for um Velotaxer e tiver o seu cadastro na nossa plataforma!

Calculadora

Dentro da plataforma, clique em “Cálculo de IR (DARF)” e “Bolsa de Valores” no centro da tela ou, no menu à sua esquerda, clique em “Bolsa de Valores” e “Calculadora”, respectivamente.

Integração

Integre a nossa plataforma com a sua conta da B3 para um preenchimento automático de todas as suas operações ou continue sem integrar com a B3 para preencher manualmente, o que não é recomendado, já que você pode acabar cometendo erros sem nem mesmo se dar conta.

Selecione o mês 

Selecione o mês para calcular as operações e clique em “próximo” para ter um cálculo automático do imposto devido com aquelas operações.

Emita o DARF!

Confira as operações e clique em “Salvar e Emitir DARF”

Pague o documento.

Você pode pagar a guia DARF que foi emitida da forma que for mais fácil para você. O Velotax te fornece as mais variadas opções: boleto, cartão de crédito ou PIX!

E se eu esquecer de emitir ou pagar o DARF até o último dia útil do mês subsequente às operações? Como devo proceder?

Para pagar um DARF de ações atrasado, o processo é basicamente o mesmo. A própria plataforma se encarrega de calcular, automaticamente, a multa e os juros.

E é importante lembrar: existe um limite mínimo de valor para emissão de DARFs da Receita Federal: R$10! 

Mas não se preocupe, se a seu DARF ficar abaixo do valor mínimo, utilizando o Velotax esse valor já será acrescido para o próximo mês e você não precisa se preocupar! 

Viu só? Emitir e pagar DARF de ações vendidas no mês não é tão complicado!

E é importante lembrar: pagando os seus DARFs da forma correta mensalmente, você não precisa se preocupar com nova tributação na declaração anual do imposto de renda e nem pagará juros ou multas para deixar tudo para o período da declaração!

Lembre-se de manter todos os comprovantes dos pagamentos dos DARFs por no mínimo 5 anos, já que este é o prazo que a Receita Federal tem para questionar suas declarações!

Conheça a plataforma Velotax e fique em dia com seus DARFs de ações

Emitir um DARF de ações é uma tarefa muito simples.

E ainda mais fácil com as ferramentas do Velotax para pagar o DARF de ações.

Com as nossas ferramentas, você calcula gratuitamente o valor do imposto e emite a guia do DARF de ações automaticamente para o pagamento.

Facilidade para você estar em dia com a Receita Federal, pagar o seu DARF de ações e utilizar o seu tempo para fazer o que realmente importa: encontrar as melhores oportunidades na Bolsa de Valores.

A plataforma é 100% segura e pede apenas os dados necessários para que o documento seja gerado.

É importante que os dados estejam corretos para evitar discrepâncias entre as informações cadastradas e as que estão na base da Receita Federal.

Após o Velotax identificar as operações no sistema da Bolsa, apresentará a cartela de ações que você tem, seus rendimentos e já calcula o imposto sobre todas elas.

Inclusive, o sistema do Velotax faz cálculos retroativos e sem custo – e já há cálculo de juros e multas.

Ou seja: simples, descomplicado que deixa você despreocupado com Darf em atraso.

Antes de emitir o Darf de ações,  você deve checar com calma se todos os dados apresentados correspondem com sua carteira de ações e se os números são os apurados naquele mês.

Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre como emitir suas DARFs de ações? 

Agora você pode ir para a prática e preparar a sua declaração do IR de uma maneira rápida e tranquila.

O Velotax desenvolveu uma plataforma simples para calcular, pagar e declarar o seu IR.

Confira as nossas soluções para ajudar a entender como é calculador o Imposto de Renda.

Um serviço 5 estrelas para você ficar tranquilo e cumprir todas as obrigações com a Receita Federal.

São mais de 170 mil usuários satisfeitos.

Clique aqui e conheça agora também o canal do Velotax no YouTube.