5 Ferramentas que todo MEI precisa usar!

ferramentas MEI

Já pensou se tivessem ferramentas que o MEI – Microempreendedor Individual pudesse utilizar para facilitar o seu dia a dia e tornar o seu empreendimento ainda mais simples?

Quem poderia imaginar que ter o seu próprio negócio daria tanto trabalho? Ainda bem que existem ferramentas de gestão que salvam a vida dos pequenos empreendedores.

Contas, planejamentos, consultas de dados, agendamentos e declarações são algumas das obrigações que parecem não ter fim!

O Velotax quer deixar a sua vida ainda mais fácil e traz hoje para o MEI algumas recomendações de ferramentas de gestão que podem facilitar a vida do MEI ao administrar seu negócio.

Você sabia que pode emitir e pagar o seu DAS mensal em poucos cliques? Conheça agora!

5 ferramentas que vão salvar o dia a dia do seu negócio

A nossa lista reúne desde ferramentas de gestão que ajudarão o Microempreendedor, desde o planejamento até a organização das suas finanças.

Entre as sugestões estão aplicativos de mensagens, gestão de tempo, planejamento, e muito mais!

Vamos analisar um pouco melhor cada uma delas?

MEI Oficial

Certamente uma das ferramentas de gestão que não pode faltar no cotidiano do MEI é o aplicativo MEI Oficial. 

É um aplicativo do governo em que estão reunidas todas as suas informações e dados cadastrais do MEI, te permitindo consultá-las em poucos minutos e na palma da sua mão!

Whatsapp Business

Todo pequeno negócio precisa aprender a se destacar no atendimento ao cliente. Afinal, hoje em dia já sabemos da premissa básica de empreender: conseguir clientes é fácil, o difícil é manter esses clientes e fidelizá-los ao nosso negócio!

Uma das ferramentas que pode te ajudar nisso é o Whatsapp Business. Esse aplicativo nada mais é do que um Whatsapp Comercial, visando conectar empresas com consumidores, e facilitar o atendimento ao cliente.

Atualmente, 78% dos usuários do Whatsapp se comunicam com marcas e empresas através dessa ferramenta.

O principal diferencial está na forma de gerir as mensagens que podem ser classificadas por ordem de prioridade e categorias que sejam relevantes.

Há ainda uma opção de resposta automática em que é possível informar que logo eles terão suas demandas analisadas.

O MEI pode usar esse aplicativo inclusive como uma espécie de cartão de visitas ou catálogo, preenchendo todos os dados solicitados pela plataforma e inserindo seus produtos no campo específico.

Google Drive

Uma ferramenta muito utilizada e importante é o Google Drive. 

Com ele você consegue um armazenamento gratuito na nuvem de até 30GB para guardar seus portfólios, documentos e demais informações importantes sem risco de perder ou não saber onde está.

Além disso, com o Google Drive você passa a ter acesso a todas as ferramentas que ele carrega, como planilhas de controle, apresentação para clientes, arquivos de textos, agenda online, etc.

ferramentas MEI

Notion

Essa é outra ferramenta que vai te ajudar a gerenciar absolutamente tudo do seu negócio.

O Notion é bem simples e te ajuda na organização das tarefas diárias. De bloco de notas até o acompanhamento de projetos, o aplicativo possibilita que você mantenha um planner com todas as suas ideias e projetos de maneira bem organizada.

Assim, com tantas facilidades, essa pode ser uma boa alternativa para o MEI eliminar a papelada desnecessária da mesa do escritório, não é mesmo?

Velotax

Agora se o que você busca é uma plataforma onde você pode resolver todos os seus problemas, como emitir a guia mensal do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional que deve ser pago mensalmente e emitir a sua Declaração Anual do MEI, a DASN SIMEI, o Velotax é a sua melhor opção.

Agora a nossa plataforma conta com um módulo próprio para o MEI, visando resolver todos os seus problemas em poucos cliques.

Além disso, no Velotax você conta também com uma assessoria para tirar dúvidas diretamente com um contador, além de ter um time de suporte pronto para te atender!

E você? Já conhecia essas soluções? Tem alguma que você já utiliza ou quer começar a usar?

O que é MEI?

O MEI (Microempreendedor Individual) é a figura empresarial mais simples no Brasil, tendo sido criada visando a formalização da situação dos profissionais autônomos informais no país.

Por isso foram criadas diversas facilidades e vantagens para o MEI, com o objetivo de convencer o trabalhador informal a se regularizar.

A lei complementar nº 128, criou a figura empresarial mais simples do Brasil que hoje é conhecido como MEI, o Microempreendedor Individual.

Para entender melhor, o MEI tem que se adequar a um limite de faturamento do MEI, uma quantidade estabelecida de funcionários e qual a atividade vai ser exercida.

Além disso, o MEI não pode ter sócios no seu negócio, não é permitido ter outra empresa aberta em seu nome e não participar de uma sociedade já estabelecida.

Você que é MEI agora pode ficar mais tranquilo porque além das ferramentas que citamos neste artigo, o Velotax tem uma nova plataforma para que o Microempreendedor Individual possa cumprir suas obrigações com tranquilidade!

Aproveite e veja muitas outras dicas sobre o MEI no nosso blog.

Quem pode ser MEI?

Mas afinal, quem pode ser Microempreendedor Individual? Existem alguns critérios para entrar nessa categoria empresarial, como limite de faturamento do MEI, quantidade de funcionários e atividades que podem ser exercidas.

Limite de faturamento do MEI

O principal critério que define a categoria do MEI está diretamente relacionada ao limite de faturamento do MEI.

Por esse motivo é que essa categoria empresarial é indicado para pequenos negócios, já que o faturamento do MEI não pode exceder R$81 mil anuais.

E para manter o controle do seu faturamento, organizando receitas e despesas e ficar de olho no limite do faturamento você pode utilizar as ferramentas que te apresentamos neste artigo.

Quantidade de funcionários

Outra limitação do MEI é a quantidade de funcionários. Esse empreendedor só poderá ter um funcionário, que deve ser remunerada com um salário mínimo ou o piso salarial definido para sua categoria.

Atividades econômicas sobre o que é MEI

O portal do Governo Federal, na aba “Empresas e Negócios” traz todas as situações sobre o que é MEI e quais as atividades econômicas que podem ser enquadradas nessa categoria.

Lá, você pode entender se o seu ramo de atividade no CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) pode ser enquadrado como MEI.

Outros pontos sobre o MEI

Além dessas limitações, existem ainda alguns critérios que o empreendedor precisa seguir para poder abrir o CNPJ simplificado do MEI:

  • Não ter sócios no negócio
  • Não ser sócio ou titular de outra empresa
  • Exercer alguma atividade que dependa de formação específica ou exija registro em conselho de classe.

Quem não pode ser MEI?

Conforme citado anteriormente, fica fácil entender que as pessoas cujos negócios não se enquadrem no CNAE, não poderão se enquadrar como MEI.

Além disso, basta observar as condições sobre o limite de faturamento do MEI, quantidade de funcionários, sócios e ou participação de uma sociedade.

Se você cumprir todos esses requisitos, poderá se fazer valer do benefício que o MEI tem desconto na compra de um carro novo!

Quais são os maiores benefícios de ser MEI?

Entre as diversas vantagens para o MEI estão:

  • Abertura de conta bancária de forma simplificada;
  • Menos burocracia;
  • Redução na carga tributária; 
  • Diversos benefícios previdenciários;
  • Pagamento de guia simplificada do DAS em valor mensal aproximado de R$60,00;
  • Não é necessário contratar Contador;
  • Facilidade na obtenção de empréstimos com um CNPJ;
  • Emissão de notas fiscais e muito mais!

E para ficar tudo ainda mais simplificado você tem diversas ferramentas que o Velotax trouxe neste artigo para facilitar o dia a dia do microempreendedor!

Conheça a plataforma Velotax e fique em dia com suas obrigações do MEI

Ficar em dia com suas obrigações do MEI não precisa ser uma tarefa difícil.

E fica ainda mais fácil com as ferramentas do Velotax na nova plataforma de MEI!

Com as nossas ferramentas, você consegue emitir o DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional mensalmente e ficar em dia com a Receita Federal, além de fazer a sua DASN, a Declaração Anual que deve ser entregue pelo MEI.

Facilidade para você estar em dia com a Receita Federal e utilizar o seu tempo para fazer o que realmente importa: focar no seu empreendimento.

Além dessas ferramentas, o Velotax conta ainda com um time de suporte e especialistas em contabilidade para solucionar as suas dúvidas e te dar todo o amparo que for necessário para que você fique tranquilo.

A plataforma é 100% segura e pede apenas os dados necessários para que os documentos sejam gerados.

É importante que os dados estejam corretos para evitar discrepâncias entre as informações cadastradas e as que estão na base da Receita Federal.

Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre as ferramentas que podem facilitar o dia a dia do MEI?

Além disso, o Velotax conta ainda com uma plataforma simples e completa para calcular, pagar e declarar o seu Imposto de Renda, desde os investimentos na bolsa e operações com criptomoedas a rendimentos recebidos com alugueis, o Velotax traz a solução completa para simplificar seus impostos!

Confira as nossas soluções para simplificar seus impostos em poucos cliques!

Um serviço 5 estrelas com diversas ferramentas para você ficar tranquilo e cumprir todas as obrigações com a Receita Federal.

São mais de 170 mil usuários satisfeitos!

Clique aqui e conheça agora também o canal do Velotax no YouTube.